Sexta-feira, 28 de julho de 2017, Campo Grande - Mato Grosso do Sul

Institucional/ Quem somos

Histórico

O CRQ 20ª Região, foi criado em 2008 pelo Conselho Federal de Química em cumprimento a Lei nº 2.800, de 18 de Junho de 1956, também conhecida como "LEI MATER DOS QUÍMICOS". Visando intensificar a fiscalização e ainda oferecer serviços adequados as necessidades Regionais valorando a classe dos Profissionais da Química, respondendo assim ao anseio da Sociedade representada Governador do Estado, o Presidente da Assembleia Legislativa e a Reitora da UFM. A partir de então, estruturou-se o CRQ 20ª Região, que é formado por Profissionais da Química representantes das Entidades Profissionais e Instituição de Ensino, cuja representatividade é proporcional gama de currículos como: Técnicos Químicos, a Bacharéis/Licenciados em Química, Químicos Industriais ou Tecnólogos equivalentes e, ainda, a Engenheiros Químicos e suas especializações. A par dessa meritória diversificação que abrange toda a Área da Química, a própria composição do Plenário do CRQ 20ª Região, é de tal maneira estruturada, procurando estabelecer o necessário equilíbrio de representação. Visando assegurar à SOCIEDADE, o correto uso da Ciência e da Tecnologia em seu benefício, evitando que elementos inescrupulosos, sem o perfeito domínio dos instrumentos inerentes à sua profissão, viessem a colocar em risco a VIDA das pessoas, os padrões da vida comunitária e o BEM ESTAR DA SOCIEDADE.

"sem o concurso da Química, não apenas a vida moderna seria impossível como a própria sobrevivência da espécie humana estaria em jogo".
 

Competência

FINALIDADE E COMPETÊNCIAS INSTITUCIONAIS


O CRQ - 20ª Região é uma Autarquia Federal Especial cuja missão institucional é fiscalizar o cumprimento da legislação da Profissão de Químico na jurisdição do Estado de Mato Grosso do Sul. A Fiscalização abrange estabelecimentos Empresarias nas Indústrias, comércios, distribuidoras e Prestadoras de Serviços cujo haja necessidade de realização de trabalhos ou funções onde seja Profissionais de nível superior ou de nível médio (técnicos), visando a garantia à qualidade dos serviços prestados proporcionando segurança à sociedade de forma a garantir que serviços técnicos especializados sejam executados somente por profissionais habilitados na forma da Lei. O CRQ - 20ª Região exerce  também, a função de Tribunal de Ética da Profissão, punindo os Profissionais que violam o código de ética Profissional. Sempre em defesa da sociedade, do consumidor, do meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento do Estado e da ciência da Profissão.

© 2008 - 2017 - Conselho Regional de Química de Mato Grosso do Sul